sexta-feira, 16 de setembro de 2011


Quem é Zilda Freitas?
Zilda de Oliveira Freitas é poeta e educadora.Passou sua infância entre as montanhas do norte fluminense, na pequenina Natividade (Rio de Janeiro). Aos quinze anos de idade, fez sua primeira viagem para descobrir o mundo dos grandes poetas: Portugal, de Camões e Pessoa; Espanha de Cervantes e Lorca; Itália, de Dante e Petrarca; França, de Victor Hugo e Jacques Prévert; Inglaterra, de Shakespeare e Virgínia Wolf. Voltou aos 18 anos, já poeta.

Seu primeiro livro, intitulado C’est la vie, é uma antologia poética com 150 sonetos. No total, são 18 livros já publicados sobre cinema, teatro, música, cultura africana e literaturas de língua portuguesa, francesa e italiana. Zilda Freitas é essencialmente poeta, mas também escreve romances de tese e crônicas. Já prefaciou diversas revistas e livros de poetas brasileiros e europeus.

Em parceira com outros poetas, tem vários livros publicados. Destaca-se a antologia poética Incandescência: sonetos de outono e poesias delineadas, publicada em Salvador em 2005, em co-autoria com a sua irmã caçula Wil Freitas.

Em 1994, veio conhecer a Bahia e se encontrou. Desde então, é professora de literatura em universidades públicas baianas. Atualmente é professora de Literatura Portuguesa na UESB (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia). Nesta universidade, pesquisa as Teorias da Pós-modernidade e a literatura de autoria feminina.

Desde 2005, na cidade baiana de Jequié, implantou o Curso de Francês Montmartre e o Curso de Italiano Cinecittà. Nos próximos meses, devem começar a funcionar as turmas de Língua Alemã.

No momento, prepara um estudo crítico sobre a literatura portuguesa contemporânea, para publicação em livro e revista eletrônica. Suas recentes poesias constituem Brisa Marinha, que tem publicação prevista apenas para o início de 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário